Posts Populares

Blogger news

Estou Lendo...

Quem Pensa Enriquece
O Caderno H
Nada é Por Acaso
Meu Skoob
Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Apaixonada pela língua portuguesa, livros, música e culinária. Queria cursar letras, mas acabei entrando na faculdade de informática, área em que trabalho até hoje.

Seguidores

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Se Curitiba fosse um país, estaria hoje ocupando o 69° lugar no Ranking de casos confirmados.


Vamos a uma comparação com alguns países que possuem números parecidos de infectados. Lembrando que estes países possuem número de habitantes maior que o de Curitiba. 


  • Curitiba 11.390 casos - 287 óbitos
  • Noruega 8.988 casos - 253 óbitos
  • Costa Rica 8.482 casos - 36 óbitos


NORUEGA - A primeira ministra da Noruega adotou medidas extremamente restritivas para conter o vírus, isso foi fundamental para este resultado. Apostou no isolamento social, fechando tudo que não seja essencial, proibindo o turismo e fechando a fronteira. Ao contrário de sua vizinha Suécia, que fez exatamente o contrário, promovendo o caos e disparando o número de mortos e infectados.

COSTA RICA - O país não possui exército, em vez disso investe muito em saúde. Todos os infectados pelo vírus recebem visita da equipe de saúde em casa a cada 2 dias. Quando atingiram 10 casos confirmados, já adoratam medidas restritivas contra aglomerações, apoiando o home office, fechando escolas e fronteiras e promovendo o isolamento social. 

Até mesmo a nossa vizinha Venezuela pode ser considerada um exemplo quando se trata de prevenção contra o corona vírus. Com quase 32 milhões de pessoas, a Venezuela tem cerca de 10.000 casos confirmados e 96 óbitos. Enquanto Curitiba, com praticamente 30 vezes menos habitantes, possui um número bem parecido de infectados e o triplo de óbitos.

Outro exemplo é o Paraguai, tendo quase 7 milhões de habitantes, apresenta somente 3 mil casos confirmados e 25 óbitos. 

Esses são países que confirmaram o que a Organização Mundial da Saúde informa desde o início da pandemia: o isolamento é essencial para evitar que o vírus se espalhe.

Por outro lado, temos a Suécia, com 11 milhões de habitantes, 76.492 casos e 5.572 óbitos. País que optou por não adotar medidas restritivas, apenas aconselhando a quarentena. 

Esse é um pequeno exemplo de que o isolamento social da resultado. E de como é fundamental ter um líder político preocupado com a saúde e bem estar do povo.

Grande parte das pessoas não tomou consciência da gravidade da situação em que vivemos, me parece que isso só vai acontecer quando o vírus assumir nomes conhecidos, quando ele levar parentes e amigos.

A situação é preocupante. Cada um precisa fazer a sua parte.