Posts Populares

Blogger news

Estou Lendo...

Quem Pensa Enriquece
O Caderno H
Nada é Por Acaso
Meu Skoob
Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Apaixonada pela língua portuguesa, livros, música e culinária. Queria cursar letras, mas acabei entrando na faculdade de informática, área em que trabalho até hoje.

Seguidores

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Já faz um tempão que não posto nada aqui, estou um tanto sem tempo, mas achei este texto tão interessante que resolvi achar um tempinho pra compartilhar com vocês.

--
Tensão Pra Macho

Eles não têm útero, acham que modess é tudo igual e estão longe de saber o que é uma cólica menstrual. Só que o mau humor acusa: apesar de não sangrarem todo santo mês, os homens também sofrem de TPM, uma espécie de "Tensão Pra Macho". Nada que os cientistas possam comprovar, mas quem atura a instabilidade emocional, devidamente temperada com a típica agressividade dos muchachos, sabe bem o que isso significa.

Ataque de nervos

Mulheres com profundo conhecimento de causa já arrumaram até uma explicação para o fenômeno: um reflexo invejoso de não ter a quem culpar na hora de um ataque de nervos. A estudante Marcela Latini é uma das que crê na existência da TPM masculina: "TPM de homem é falta de sexo ou dinheiro. Se for os dois, então, fuja, principalmente se você não quiser dar nenhum deles", aconselha.

O cartunista Miguel Paiva culpa a montanha russa hormonal das próprias mulheres pelos ataques masculinos. "A nossa TPM é diluída na TPM da mulher. Vem por osmose", garante. Para Elke Maravilha, é tudo uma questão de "diversidade comportamental". "Homem tem TPM sim, mas na mulher ela vem histérica", teoriza. Já a apresentadora Monique Evans acredita que o problema dos rapazes é outro, bem diferente do nosso sagrado caldeirão mensal de arrepios. "Acho que o que homem tem é mau humor crônico", diz.

Egoístas e volúveis

Assim como as mulheres, os homens também reconhecem os sintomas da controvertida tensão. "Tem dias em que acordo esquisito, começo a sentir coisas sem explicações e, logo depois, mudo de idéia sem justificativa", reclama o jornalista Henrique Rebello. E ai de quem chamá-lo de volúvel. "É um saco, me sinto com aquela inconstância que eu tanto odeio nas mulheres! Quando minha namorada diz que tô de TPM porque não consigo escolher o programa de sábado e quando finalmente a gente sai, nada me agrada, fico ainda mais fulo da vida. Levanto e vou pra casa", afirma.

Na opinião da empresária Tatiana Paiva, o homem é tão egoísta que nem sofre com a própria TPM. "Ele vai descontando nos outros, como na mulher, por exemplo. Eles não sabem lidar com essas coisas", prega. Com o geógrafo Rodrigo D'Ávila o drama é complexo. "O mau humor é o sintoma principal. Fico com a sensação de que tudo o que acontece no mundo, de um modo ou de outro, me diz respeito. Então, a cada coisa que acontece, o meu humor muda de rumo", completa.

O vulcão da libido

Se a TPM existe entre os homens, o psicólogo Paulo Próspero afirma que tudo não passa de um reflexo do comportamento humano. "Não tem nenhuma alteração hormonal, nada físico que seja a razão dessa mudança de humor, ao contrário da mulher", explica. Para ele, a confusão dos sintomas acontece graças aos movimentos naturais do inconsciente. "A gente tem variações de humor por várias questões. Essa impressão existe porque somos uma máquina em contínua ebulição. E isso que está em ebulição se chama libido, é o nosso material energético e precisa ser direcionado para uma lado, pelo sexo, pelo trabalho, produção intelectual. Nós humanos somos um vulcão e, como todo vulcão, às vezes explodimos. É isso que nos faz vivo", diz. Só que quem está por perto precisa ter muito cuidado para não se queimar.


Fonte

0 comentários: